quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A minha vida está um caos...

Nunca fui uma pessoa arrumada...

Desde miúda que me lembro da minha mãe passar o tempo todo a chatear-me com frases: "Arruma a tua roupa", "Que confusão de quarto", "Arruma a tua roupa", "Habitua-te sempre a arrumar as tuas coisinhas!",
e no entanto, ainda hoje, com 36 anos, continuo desarrumada.

Atenção, o tema organização/arrumação é um tema que me interessa bastante!!!!Sei a teoria toda, mas falta-me colocá-la em acção.

Em termos de métodos, conheço a Flylady, sigo os blogs da Rita e da Thais (que a organização é muito mais do que só ter a casa arruamada), e adoro!!!! Comprei o Getting things done do David Allen, e li-o de uma ponta à outra, e faz-me todo o sentido.

Comprei recentemente o livro da Marie Kondo, que está também na berra, e para já o método dela para arrumar a casa parece-se bastante com o método GTD (embora daquilo que eu li aplica-se à casa, e o GTD à nossa cabeça).

Realmente eu já tinha pensado que precisava de um fim de semana, sozinha em casa, e sem me preocupar em fazer refeiçõs, para aplicar o GTD à minha casa.

Resumidamente o GTD diz: pega em todos os teus papéis/notas/emails/inboxes e começas no primeiro item, analisa o que podes fazer com ele (requer uma acção que demora menos de 2 minutos - faz, queres guardar a informação para um dia - arquivo/referência, faz parte de um projecto, com vários passos a seguir - projectos, outra pessoa pode fazer - delegar, tem um dia específico - calendário/tickler file, queres fazer um dia  - um dia /talvez) e no fim , despejaste a tua cabeça, e organizaste as tuas ceninhas. Depois tens de ir fazendo revisões semanais (eu vou fazendo de vez em quando...)

Aquilo que eu queria fazer era começar numa ponta: peça de roupa - está fora do lugar, então arrumo, é para lavar, então vai para o cesto, não gosto dela, então vai para dar. Creme - está dentro da validade, gosto dele, uso? - então fica, de resto vai fora. Papel em cima da mesa: aplicar o GDT.

Principais dificuldades - vontade, oportunidade, interrupções da filhota, interrupções para ir fazer o almoço, dificuldade de decidir o que fazer com a "coisa" - já percebi que a "coisa" tem de me fazer feliz, mas todos os gurus falam daquilo que eu sinto ao deitar coisas perfeitamente boas fora -  a CULPA. Culpa porque gastei dinheiro, culpa porque foi a minha mãe que deu, culpa por não ser ecológico (ah e tal o reaproveitamento...), culpa, culpa...

É complicado viver com essa culpa.

Mas posso dizer que já fiz um progresso. Havia um casaco que não usava, mas não o conseguia deitar fora (pôr no contentor da Cáritas), porque foi caro e foi a minha mãe que mo deu....mas continuava a não o usar...Quando arrumei a roupa de inverno no início do verão, guardei-o na mesma... mas agora já o consegui libertar...menos um peso...

Outra razão que a Marie Kondo fala é: Ninguém me ensinou a arrumar, só me disseram: Tens de arrumar!!!!

E realmente se não sei como, vou fazer aquilo que acho que é...

Mas hoje começa uma jornada na direcção da minha felicidade - VOU pôr a minha casa na ordem, e vou pôr a minha mente na ordem...

Sem comentários:

Enviar um comentário